Quinta-feira, 20 de Março de 2008

Alunos Vs Professores, ou a nova guerrilha escolar....

Estava aqui o sacola entretido no seu trabalho quando, pairando pelo éter, lhe chega via Antena3 a notícia de mais um desaguizado entre alunos e professores, desta vez com direito a video no youtube, procurem em 9ºC, e tudo.

Então ao que parece uma professora resolveu confiscar o telemóvel a uma aluna. 

Isso mesmo, a professora cometeu a ousadia de privar uma estudante de importunar a sua aula com o telemovel, o que é visivel no video é "apenas" deplorável.

Cá o gajo gaba a paciência da srª professora, porque se fosse comigo, azar se fosse despedido, mas minha gente aquela miuda levava duas galhetas naquelas fuças que teriam de fazer o reconhecimento da vítima pela ficha dentária, que no caso daquela cavalgadura só estará disponivel no médico veterinário que a acompanha!!!

É lamentável, mas cada vez mais assistimos a este tipo de acontecimento. Eu que já dediquei algum tempo à tentativa de compreensão do fenómeno cheguei às seguintes conclusões:

- A escola é, para estas bestas, um sítio para onde se vai para estar com o pessoal e, imagine-se para isso têm de aturar uns seres que por ali andam e a quem chamam de professores.

- Os pais destas bestas são, indubitavelmente, umas super-bestas que pura e simplesmente veêm a escola como um sítio para mandar os míudos enquanto eles estão a trabalhar ou a dar lucro ao tasco da esquina, gastando o Rendimento Minimo em Super Bocks e tabaco e a pensar como vão pagar as facturas dos diversos operadores móveis de telecomunicações com quem têm contratos.

- O governo assobia para o lado ao mesmo tempo que condiciona cada vez mais o poder correctivo e educacional do corpo docente.

- Os professores tentam dar a volta à questão com atestados médicos e baixas, mas como todos sabemos atestados já não são o que eram e baixas médicas só se já estiverem sete palmos abaixo do nível médio do mar...

Eu tenho 30 anos, mais 15 ou 16 do que os putos que agora estão no secundário e mais 20/25 do que os que estão na primária.

Fazendo as contas não foi assim há tanto tempo que eu apanhei uma réguadas valentes por fazer umas tropelias, que na altura eram subir às amoreiras do recreio para apanhar folhas para os bichos da seda, ou roubar as paletes com o leite da cantina, para vender no mercado negro e comprar uns maços de Kentucky, esfumaçados às escondidas atrás da casa de banho das raparigas, já no secundário assisti apenas a dois episódios de violência entre alunos e professores.

No primeiro caso o meu colega Nuno ficou com um lábio a sangrar depois de ter inchado a canela do professor de história, e no segundo caso um outro professor levou umas arrochadas valentes da nossa parte, mas tínhamos a atenuante de ele estar a dar uma valente carga de lenha à filha, que era aluna da escola e que ele tinha apanhado aos beijos com o namorado.

Ambos os casos foram resolvidos no conselho directivo, sem comunicação aos pais dos intervenientes menores e com maior ou menor repercussões no caso do 2º docente, uma vez que o casoestava a ser seguido pela Comissão de Protecção de Menores que já tinha recebido denuncias de agressões anteriores.

Quer isto dizer que as coisas eram resolvidas na altura, e que as duas partes eram ouvidas. agora vivemos numa época em que o aluno tem sempre razão e o professor ou educador é um déspota, assassino sanguinário sem o menor respeito pelos alunos/educandos. Será?

Senhores governantes aqui o sacola deixa um apelo.

Voltem a introduzir a palmatória e a cana da Índia no rol do material pedagógico. Eu fui educado ainda estes dois items habitavam as salas de aula e senti-lhes o peso em diversas ocasiões e posso garantir-vos que já não me lembro das dores e da humilhação, porém lembro-me sem sombra de dúvida de que todos merecem o meu respeito, principalmente aqueles que desempenham um papel tão importante na minha formação enquanto ser humano e enquanto futuro profissional.

No caso em que umas boas arrochadas não resultem então sugiro outra coisa. Que estas bestas sejam expulsas do ensino publico. Pura e simplesmente devem ser ostracizadas e os pais se quieserem que as bestas sejam domadas não lhes comprem telefones, ipods, PS3 e o diabo a sete e usem os euros que recebem do Rend. Minimo para pagar um curso intensivo num qualquer quartel dos Fuzos, Rangers ou Paraquedistas, ou então, porque não usa-los como cobaias dos interrogadores da CIA em Guantanamo!!!!!

 

  

sinto-me: Revoltado
publicado por Flame às 15:19
link | comentar | favorito
5 comentários:
De Andi a 26 de Março de 2008
Não acho que a solução seja tão fácil e imediata, tão pouco radical xD
No entanto é curioso que os alunos dessa velha escola de reguada, e etc, é que são actualmente os pais que mimam os filhos, não lhes sabem dizer que não, nem os educam, portanto, acho que se este ensino é mau, porque o é, é completamente deprimente, o outro era muito pior.
De Flame a 27 de Março de 2008
Minha cara Andi, que belo comentário.
Realmente quando escrevi o post não considerei minimamente a influência da antiga educação nos putos de hoje.
Vistas as coisas por esse lado concordo contigo quando dizes que os pais ao mimarem tanto os filhos os estejam a educar mal, ou no minimo, a criarem-lhes dificuldades na vida futura. No que diz respeito à escola, sem duvida que a "nova" escola dá aos alunos valências que a "velha" não dava, porém acho que na "velha" escola valores como a educação, o respeito, a amizade, etc, eram melhor passados aos alunos.
Enfim, ao fim e ao cabo isto é apenas o reflexo da sociedade em que vivemos, não podem ser só os putos a mudar, todos nós que nela estamos inseridos temos defazer um esforço para humanizar mais a cois...
De Andi a 2 de Abril de 2008
Também só me apercebi da influência da "velha" escola quando vi o teu post ;) E sim, existem coisas que andam melhores e outras que nem tanto. Aliás um ensino digno não é nenhum dos modelos, mas enfim, é o que temos por enquanto. Espero que mude muito em breve, embora não veja isso a acontecer...
Cumprimentos.

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 8 seguidores

.pesquisar

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Olha que esta....

. Alunos Vs Professores, ou...

. Depressões, desculpas e g...

. Ponto da Situação!

. Pastilhas

. Desafios

. Ecos de Marraquexe

. Orgulhosamente sós? Uma p...

. Acabaram-se as férias! (O...

. O gajo vai de férias. (É ...

.arquivos

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub